Política

Vereador, cuja mãe morreu de Covid, denuncia suposta reutilização de avental descartável na UPA e HC

Foto: Portal Sorriso

O vereador Maurício Gomes, cuja a mãe, Jandira Soares Pereira Gomes, 55 anos, morreu com Covid-19, denuncia suposta reutilização de avental descartável na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), bem como no Hospital de Campanha (HC) de Sorriso.

A denúncia, segundo ele, será formalizada ainda hoje junto à Prefeitura, bem como no Ministério Público. Conforme Maurício, diversos profissionais que atuam na UPA e no HC, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigias, zeladores, dentre outros, reutilizam, após lavados, os aventais produzidos com TNT (um material semelhante ao tecido).

Porém, por meio de nota técnica com orientações para a prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o “capote ou avental sujo deve ser removido e descartado como resíduo infectante após a realização do procedimento e antes de sair do quarto do residente ou da área de isolamento”.

Além disso, segundo a Anvisa, o profissional deve avaliar a necessidade do uso de capote ou avental impermeável a depender do quadro clínico do paciente (vômitos, diarréia, hipersecreção orotraqueal, sangramento, etc).

Em entrevista ao Portal Sorriso, vereador disse que foi à UPA e ao HC após o recebimento de uma denúncia anônima. “Eu não tenho medo de denunciar. O servidor público tem que ser respeitado. Temos que respeitar a linha de frente, que é a saúde pública. O jaleco, que deveria ser descartado, está sendo lavado. Sendo assim, o servidor que contraiu o Covid vai passar para outro. Temos que dar EPI para os nossos servidores. Temos que garantir a saúde do servidor. O avental tem que ser descartado. Estamos enxugando gelo”, destacou Maurício Gomes.

Para o vereador, que filmou uma mulher confirmando que os servidores reutilizam os aventais descartáveis (veja o vídeo aqui), tal prática propicia maior risco aos servidores. “O cara da funerária que levou o caixão da minha mãe, depois pegou a roupa e queimou porque ela é descartável. Já na UPA e no Hospital de Campanha estão reutilizando”, finalizou.

Outro lado

Procurada, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde disse que a pasta ainda não recebeu denúncia oficial feita pelo vereador Maurício Gomes.

Mais imagens

Owl Image

Owl Image

Owl Image

Owl Image

Owl Image

Texto: Redação Portal Sorriso