Política

Sorriso reforça ações para combater queimadas e comitê adverte para punições

Começa sábado (1º) o período proibido de queimadas em Mato Grosso que vai até 31 de outubro com duras punições para quem insistir em atear fogo em matas e vegetação. Em Sorriso, o presidente do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Marcelo Lincoln, disse que as medidas de conscientização e prevenção foram reforçadas com representantes de loteadores, pequenos produtores rurais e, em breve, com dirigentes do Sindicato Rural.

“Sorriso se tornou uma referência quanto às ações de preservação ambiental e de conscientização contra incêndios florestais. No entanto, para evitarmos que catástrofes como as de 2019 se repitam (quando queimadas destruíram parte do assentamento onde residem cerca de 400 famílias). É necessário o engajamento de todos, em especial daqueles que residem na zona rural”, expôs, ao se reunir com pequenos produtores rurais no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, disse que a prefeitura tem feito “tudo que está ao nosso alcance para assegurarmos um período de estiagem tranquilo. Fizemos a aquisição de caminhões-pipas, tanques de água, equipamentos de uso individual, grades aradoras, entre outros implementos agrícolas, além da contratação de brigadistas”.

O comandante da 10ª Companhia de Bombeiros, capitão Daniel Alves Moura e Silva, também participou do encontro no assentamento e reforçou que responsáveis por queimadas intencionais podem ser presos. A corporação “atua em três linhas de trabalho durante a temporada de incêndios florestais; a primeira delas é a prevenção/preparação que consiste no trabalho de planejamento, orientação e formação de novos brigadistas. Em seguida, damos início à fase de pronta resposta, que nada mais é do que o período dedicado ao combate de incêndios. E, por último, também atuamos na fase de responsabilização, quando efetuamos a prisão e apresentação de infratores a autoridade competente a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis”, explicou, através da assessoria.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)