Política

Presidente da Aprosoja diz que nota foi “mal interpretada” e que não se opõe a Geller ou Fávaro no Ministério da Agricultura

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Antônio Galvan (PTB), saiu em defesa da entidade, alegando que a nota foi “mal interpretada”. Na semana passada, a Aprosoja informou que produtores decidiram, por unanimidade, que o senador Carlos Fávaro (PSD), o deputado federal cassado, Neri Geller (PP), e o empresário Carlos Augustin não tinham “legitimidade para representar o setor como interlocutores em Brasília”.

No entanto, segundo Galvan, em entrevista ao jornal A Gazeta, a Aprosoja não quer barrar a possível indicação do senador Carlos Fávaro (PSD) ou do deputado Neri Geller (PP) para o Ministério da Agricultura do futuro governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, na nota aprovada pela Assembleia Geral da entidade, a negativa ao nome de Neri e Fávaro seria no sentido deles serem interlocutores dos produtores de soja no Estado.

“Foi um equívoco, só reafirmamos que as demandas sobre soja e milho do Estado de Mato Grosso seriam da própria Aprosoja, porque é a entidade que representa esses produtores. Apenas isso”, disse. “Não temos como interferir em quem o futuro presidente vai indicar. Aliás, o nome do Neri Geller seria o mais apropriado, nós não temos problemas com ele e sentaríamos com ele sem problema nenhum”, completou.

Na nota divulgada na semana passada, além de não aceitar os nomes, os produtores decidiram que a Aprosoja deverá se retirar do Instituto Pensar Agro (IPA), entidade que dá suporte à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). “Embora cada um tenha a prerrogativa de tomar suas próprias decisões, isto traz consequências. Ao apoiar as políticas do Partido dos Trabalhadores (PT), que inclusive, apoiam invasões de propriedades privadas, Carlos Fávaro, Neri Geller, e Carlos Augustin, entraram diretamente em divergência com os valores conservadores da classe produtora”, manifestou a Aprosoja, na ocasião.

Carlos Favaro já foi presidente da Aprosoja Mato Grosso e Neri Geller foi ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff (PT).

Redação Só Notícias (foto: assessoria)