Política

Prefeito se reúne com secretário e propõe instalar Escola Agrícola em Colíder

O prefeito Hemerson Máximo (Maninho) se reuniu com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, e o senador Fabio Garcia, requerendo que a escola agrícola, que o governo de Mato Grosso planeja implantar no Nortão, seja instalada em Colíder (160 km de Sinop) para formação de técnicos agrícolas, na pecuária e possivelmente agrônomos.

Ele propôs ceder a estrutura da escola municipal na comunidade São Mateus, a 8 km da cidade, para o Estado fazer as adequações e ampliações. Maninho também manifestou que a prefeitura poderá comprar uma área ao lado para abrigar toda a estrutura e ser usada nas atividades de campo, plantio, manejo com animais e nos experimentos com aulas práticas dos alunos. O planejamento prevê que os estudantes vão pernoitar no local.

Colíder é um dos que mais tem pequenas propriedades na região Norte e o prefeito Maninho defendeu que tem o perfil ideal para sediar a Escola Técnica. O prefeito expôs para Alan Porto que Colíder e cidades da região, como Nova Guarita, Itaúba, Terra Nova e demais, são formadas por pequenas propriedades rurais e que a escola agrícola capacitará os técnicos para atendê-las, fortalecendo as atividades da pecuária leiteira, cria, recria, engorda de gado, plantio de verduras, legumes, frutas e demais.

O secretário de governo, Ed Motta, que participou da audiência em Cuiabá, explicou ao Só Notícias que a área que a prefeitura pretende adquirir e da escola, que o prefeito sinalizou repassar para o Estado, representam cerca de R$ 7 milhões.

A equipe técnica da secretaria de Educação inspecionou, há poucos dias, o local e apresentará relatório para o secretário Alan Porto que decidirá, com a equipe técnica, qual cidade da região terá a escola agrícola. Não foi mencionado quando o Estado vai decidir.

 

 

Só Notícias (foto: assessoria)