Política

Prefeito de Sorriso manifesta na CNA que reforma tributária não deve taxar mais o agro

O prefeito do município campeão nacional em produção de soja, Ari Lafin, esteve na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em Brasília, se reuniu com lideranças e o presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, para pedir que o agronegócio não sofra taxação maior com a reforma tributária, que está sendo apreciada no Senado. Ele reforçou que o agro tem sido um forte agente impulsionador do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e do país. “Estamos aproveitando essa agenda para pedir ao Nilson Leitão, que tem uma influência muito boa na Câmara e no Senado, para que o agro possa ser mantido como o carro chefe do Município, do Estado e do Brasil; o setor tem impulsionado o PIB; pedimos apoio para que o agro não venha a sofrer com essa reforma tributária”, disse Ari.

Leitão manifestou que as entidades representativas e lideranças do setor têm se reunido constantemente para garantir que o agronegócio não seja impactado de forma taxativa dentro da reforma. “A CNA liderou esse processo da reforma tributária dentro do Instituo Pensar Agro há um grupo de trabalho que, desde 2019, vem debatendo essa reforma tributária para não deixar impactar o setor do agronegócio. Conseguimos emplacar, na hora da votação, os oito itens que impactariam o Agro. Ela vai isentar praticamente 98% do produtor rural, não da produção porque ela é concentrada em 2% na sua grande escala de produção”, apontou.

A reforma tributária unifica impostos federais, com a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços, e tributos estaduais e municipais, para a instituição do Imposto sobre Bens e Serviços. Os senadores mato-grossenses devem se empenhar para derrubar a intenção do governo de acabar com fundos do Estados. Eles articulam para manter o Fethab, cobrado sobre a soja e óleo diesel, para garantir ao governo de Mato Grosso R$ 3 bilhões ano que são investidos em asfalto e habitação.

“No decorrer desse dia também estaremos visitando alguns senadores aqui do Mato Grosso em Brasília, porque também queremos saber sobre esse impacto no comércio e na indústria. Vamos buscar informações também porque estamos preocupados e nós como lideranças políticas, precisamos cuidar dessa agenda”, finalizou Lafin, através da assessoria. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, o acompanhou na audiência. 

Só Notícias (foto: assessoria)