Política

Prefeito de Haikou defende em encontro com Mauro ampliar cooperação e abertura de mercado para empresas em MT

O prefeito de Haikou, Ding Hui, defendeu, durante encontro com o governador Mauro Mendes, na China, a abertura do mercado para as empresas mato-grossenses, dentro da Zona de Processamentos e avaliou que o diálogo com Mauro foi fundamental para estreitar relações e, principalmente, “para divulgar o que Haikou e Mato Grosso podem fazer juntos”. “Estamos completando 30 anos de cooperação entre Brasil e China e a visita não poderia ser em uma hora mais oportuna. Agora, podemos ampliar a cooperação e abrir os mercados para as empresas brasileiras”, destacou Ding Hui.

Para Mauro, o Brasil e Mato Grosso precisam acompanhar o crescimento chinês, com seus mercados e abrangência. “Somos o maior produtor de soja, milho, carne, gergelim, etanol de milho, entre outros. Sabemos produzir e fazemos isso muito bem feito. E do outro lado está a China, com sua potência tecnológica”, ressaltou.

O governador e comitiva também visitaram a sede da Sinomach, em Haikou.  A empresa, que é uma estatal chinesa, é uma das maiores no mercado responsável pela produção de tratores, construção civil e tecnologia. Na visita, representantes da empresa demonstraram interesse em fazer cooperação com Mato Grosso, principalmente, nos setores de tecnologia, inovação e comércio exterior.

Esta tarde, Mauro e comitiva também visitaram a Zona de Processamento de Exportação de Haikou, com o objetivo de estreitar relações, já que Mato Grosso está na fase final de conclusão da obra da Zona de Processamento de Exportação, localizada em Cáceres.

Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes também se reuniu com o governador de Hainan, Liu Xiaoming,  para tratar de parcerias com Mato Grosso para melhorar o intercâmbio e troca de experiências no setor de agricultura e tecnologia, com foco no desenvolvimento dos dois Estados. Entre os termos de cooperação que deverá ser assinado está a melhoria da qualidade e produtividade dos produtos da agropecuária.

A reunião foi acompanhada pela primeira-dama Virginia Mendes, a filha do casal, Ana Mendes, os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. Os deputados estaduais Beto Dois a Um e Diego Guimarães, além de entidades como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação de Produtores de Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato, e Sebrae também compõem a comitiva.

Só Notícias