Política

Prefeito aponta aumento de preços e redução de 50% da atividade turística em Chapada após interdição de rodovia

O prefeito Osmar Froner, de Chapada dos Guimarães, afirmou hoje que o município já está sentindo os efeitos de uma crise econômica provocada pela interdição da MT-251, que dá acesso a Cuiabá. Segundo o gestor, a atividade turística, principal motor da economia municipal, teve uma redução de 50%. Além disso, os preços de alimentos e outros bens subiram por causa do aumento nos custos com frete. 

“Pelo que estudamos, houve um aumento de mais de 40% no frete, por causa da distância. Isso dá um impacto na aquisição de produtos de gêneros alimentícios e outros bens, então, os comerciantes estão certos de que, além de subir o preço, reduz o fluxo de consumidores. Hoje, nossos restaurantes e rede de gastronomia estão trabalhando com 50% de redução. Começa a ter desemprego e crise econômica”, afirmou.

“Logicamente, isso também pesa para a população. A maioria faz a compra nos comércios de Chapada. Poucos têm condições de ir até Cuiabá e Campo Verde, então, quando o custo dos alimentos sobe, todos nós sofremos”, complementou.

Froner esteve em uma comitiva que visitou hoje o local da interdição, no Portão do Inferno. Segundo ele, há tratativas em andamento junto ao governo do Estado para uma solução do problema. “O que pedimos é que essa ação emergencial possa ser rápida e permitir um fluxo maior. Nossa reivindicação é (a passagem de veículos) de até oito toneladas, nesse primeiro instante. E estabelecer uma obra definitiva. Não tem outra alternativa”.

Conforme Só Notícias já informou, esta noite, a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou que o trânsito no trecho do Portão do Inferno foi totalmente interrompido a partir das 19h desta sexta-feira. A interrupção ocorre pela chuva que cai na região, acompanhada de neblina.

A Sinfra informou ainda que, no momento, não há previsão sobre quando o trânsito voltará a ser liberado. Desta forma, os motoristas que precisam trafegar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães precisam buscar rotas alternativas. A rota indicada pela secretaria é ir pela BR-163 e 070 até Campo Verde e de lá seguir pela MT-140 e MT-251 até Chapada dos Guimarães.

Hoje, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, liderou uma inspeção na região. Acompanhado de técnicos e autoridades, ele defendeu a liberação segura do tráfego de veículos leves para garantir a retomada do abastecimento de Chapada e a continuidade das atividades econômicas de toda a região.

Sérgio Ricardo propôs ainda que o governo do estado crie uma Comissão de Gestão de Riscos de Desabamentos na Rodovia MT-251 e informou que oficiou o governador Mauro Mendes para ações urgentes e imediatas, como um plano de ação, contratação emergencial de especialistas, a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a destinação de recursos para ações de prevenção e resposta rápida em áreas de risco e atingidas por desastres.

Durante a manhã, representantes da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), dentre outros, debateram soluções para a via. Para além da abertura da estrada, a mais urgente delas, foi levantada ainda a possibilidade de corte de um dos morros que oferece maior risco de deslizamento.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)