Política

Nova Mutum: presidente requer lei que torna agentes comunitários e de combate a endemias em profissionais da Saúde

O presidente da câmara, José da Paixão, solicitou ao prefeito Leandro Félix que seja criada lei, que considera para reconhecer e fortalecer o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, que atuam na atenção básica à saúde, e que sejam considerados profissionais de saúde. A medida, segundo o presidente, é para se adequar e seguir a lei federal nº14.536, deste ano, prevendo que esses profissionais possam trabalhar em dois cargos públicos.

Com a alteração, o presidente avalia que os profissionais será mais valorizado o serviço por esta categoria prestado, regulamentando a profissão e ampliando seus direitos, permitindo a eles a oportunidade de alcançar melhores condições de vida.

O presidente reforça que os agentes elaboram estratégias voltadas a saúde da família, atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de promoção social e de proteção da cidadania.

 

Só Notícias (foto: arquivo/Maurício Alves)