Política

Mendes recorda 'quebradeira' em MT e mostra caixa em dia

Após assumir o Estado com o caixa literalmente 'quebrado', como costuma repetir, o governador Mauro Mendes (União) ostenta um governo com contas equilibradas e pagamentos de fornecedores em dia. Nesta segunda-feira (11), o chefe do Executivo entregou o balanço de contas do governo de 2021 e recordou o trabalho para a organizar o cofre do Palácio Paiaguás.


"O governo tem demonstrando ao longo dos últimos anos um programa muito forte de ajuste fiscal que começou desde 2019, quando nós tínhamos uma deterioração das contas públicas. Muitos se recordam que o Estado estava pagando salário atrasado, 11 mil fornecedores sem receber e hoje conseguimos resolver isso", pontuou.


Mendes seguiu enfatizando que o balanço das contas traz resultados positivos em relação ao equilíbrio fiscal que a gestão tem mantido. Nesse sentido, o gestor lembrou que após solucionar a situação caótica nas finanças, o Estado conquistou a classificação Nota A do Tesouro Nacional.


"O governo vem melhorando suas contas, tanto que o Tesouro Nacional, que é um órgão que verifica as contas a nível de Brasil, classificou Mato Grosso para nota A. Comparando a outros Estados, nós saímos da nota C para A. Poucos tem isso", acrescentou.

 

Ao final, Mendes também ponderou a execução recorde de investimentos em todas as áreas desenvolvidos pelo programa Mais MT. "Mais do que melhorar indicadores, nós estamos melhorando investimentos e entregando para sociedade o pagamos sobre os impostos. Todos tem visto a quantidade de obras que está acontecendo de Infraestrutura, Educação, Saúde, Segurança e todas às áreas do governo", finalizou.


As contas do governo ficarão sob relatoria do conselheiro Valter Albano. Segundo o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, a expectativa é de que o relatório seja apreciado e votado pelo Pleno em 2 meses.