Política

Mauro Carvalho Jr é empossado senador por Mato Grosso e aponta que reforma tributária do governo aumentará preço de alimentos

O empresário Mauro Carvalho Junior (União) acaba de ser empossado senador, com a licença de Wellington Fagundes PL), para tratamento de saúde, por 4 meses. Ele fez discurso descrevendo sua trajetória política e agradeceu o governador Mauro Mendes por lançá-lo na política, ocupando secretaria na prefeitura de Cuiabá e, no segundo mandato, secretário chefe da Casa Civil do governo de Mato Grosso.

“Sentimento que me toma é de gratidão. Estar nesta tribuna, assumindo cargo de senador de República, é um privilégio, e estou muito hortado por esse momento. Com muita responsabilidade irei abordar temas de extrema relevância para o meu Estado de Mato Grosso e o país”. “Sempre com muita disposição, muita transparência e muita humildade. Poderia abordar vários temas que estão sendo discutidos no Brasil mas nada mais importante do que a reforma tributária (elaborado pelo governo federal). Queria deixar claro meu apoio à reforma mas não da forma que foi colocada na Câmara Federal. Não faz o menor sentido essa reforma para Mato Grosso. Não só para Mato Grosso mas para a maioria dos estados, principalmente do centro-Oeste, do Norte e Nordeste”, discursou. “Temos certeza dos impactos que terão na classe trabalhadora com essa reforma., quais os impactos na classe média, nas pequenas e médias empresas. Não critico as grandes empresas que, no passado, foram pequenas e tiveram oportunidade de chegar onde estão hoje em função da segurança jurídica que esse país proporcionou”. Mauro apontou que estudar de entidades ligada ao setor supermercadista aponta que a cesta básica com produtos alimentícios deve ter alta de aproximadamente 60%. “Onde vai parar a classe trabalhadora com aumento de 60% nos gêneros alimentícios ?” Não podemos no afogadilho aprovar uma reforma tributária que não contemple todos segmentos da nossa sociedade”, afirmou. “Tacha os pequenos e desonera os grandes’, criticou.

“Temos que encontrar equilíbrio entre Estados produtores e Estados consumidores. Surpreendeu-me muito este texto apresentado. Muito diferente da coragem do governador Mauro Mendes que, em janeiro e 2019, fizemos juntos e consertamos o Estado de Mato Grosso, com apoio da Assembleia Legislativa, da qual agradeço, fizemos a reforma administrativa e também a reforma fiscal”. “Temos hoje no Mato Grosso uma lei muito mais rígida do que a lei de responsabilidade fiscal federal. Encontramos o equilíbrio fiscal almejado. Investimos nestes 4 anos, 2,5 mil km de asfalto. Chão virando asfalto !. Para se ter um ideia, a União fez apenas menos de 500 km. Estamos construindo hoje seis hospitais, grandes, regionais e um em convênio com o ministério da Educação. Reduzimos número de secretarias, reduzimos número de servidores comissionados, de contratados e chegamos no tão almejado ajuste fiscal”, discursou.

Mauro também lembrou que a chapa encabeçada por Wellington recebeu mais de 800 mil votos em Mato Grosso, sendo “a segunda mais bem votada proporcionalmente no país”.

Os senadores mato-grossenses Jayme Campos e Margaretu Buzetti desejaram sucesso no exercício do mandato. O governador Mauro Mendes, os deputados Fabio Garcia, Amalia Barros, coronel Assis, Abilio Brunini, os secretários estaduais Rogerio Gallo(Fazenda), Laice Souza (Comunicação), Cesar Roveri (Segurança) a primeira dama Virginia Mendes, a ex-prefeita de Sinop Rosana Martinelli, segunda suplente de senadora, também prestigiaram a solenidade de posse, no plenário.

Só Notícias (atualizada 17:09h - foto: reprodução Agência Senado)