Política

Mauro assina na China cooperação com dois Estados para fortalecer crescimento econômico

O governador Mauro Mende assinou, na inauguração do estande de Mato Grosso na CIIE, em Shanghai, dois termos de cooperação. Com o governo da província de Fujian, visa a consolidação da relação comercial entre os dois Estados, que são grande produtores. O segundo, com o governo de Shaanxi, tem como foco criar um canal de negócios entre a Zona Franca do estado chinês e a ZPE de Cáceres, que o governo do Estado está implantando.

“Estabelecer essa relação é fundamental para o nosso processo de crescimento econômico. Mato Grosso é um grande produtor do agronegócio e a China o nosso principal parceiro comerciaL, por isso é tão importante estar presente nessa feira”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, que faz parte da missão mato-grossense, acrescentou que “precisamos da experiência que eles têm para nos ajudar na implantação da nossa ZPE. Temos que aprender com quem sabe e faz com competência, para facilitar o nosso processo”, analisou.

Além dos dois protocolos assinados pelo governo, a Federação das Indústrias de Mato Grosso e a Aprosoja também firmaram compromissos para criar uma plataforma de negócios entre as indústrias e promover a qualidade e sustentabilidade da soja e milho mato-grossenses. A informação e da secretaria estadual de Comunicação.

Conforme Só Notícias já informou, Mauro se reuniu, neste domingo, com empresários chineses interessados em implantar uma fábrica de celulose no Estado. O primeiro encontro com foi executivo de banco chinês que manifestou interesse em operar no agro e demais setores produtivos de Mato Grosso.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, a secretária de Comunicação, Laice Souza, os deputados estaduais Beto Dois a um e Diego Guimarães, presidentes da Fiemt, Aprosoja e demais federações também fazem parte da missão mato-grossense.

Só Notícias (foto: assessoria)