Política

Mato Grosso tem maior volume de obras em infraestrutura no país, avalia governo do Estado

O governo estadual divulgou, balanço apontando que executa o maior pacote de obras em infraestrutura do Brasil, com investimentos em rodovias, com a construção de pontes, asfalto e medidas viabilizar a 1ª Ferrovia Estadual do país (Rondonópolis-Lucas do Rio Verde) e resolver problemas históricos em rodovias federais. A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística concluiu que a gestão de Mauro Mendes chega ao final do ano com a marca de 2.505 quilômetros de estradas asfaltadas, mais 1.900 km de rodovias com o asfalto recuperado, além de ter 153 pontes de concreto sendo entregues ou em construção.

“Investir em infraestrutura é investir em saúde, educação, social, segurança, desenvolvimento e geração de empregos. Porque quando temos rodovias de qualidade, melhoramos o ir e vir dos cidadãos, de alunos que vão para as escolas, de pacientes em locomoção para tratamento de saúde, para o escoamento da produção, que também atrai empresas e gera mais empregos. É um círculo positivo: quanto mais se investe em infraestrutura, melhora a vida da população em todos os aspectos e traz ainda mais retorno ao Estado”, avalia o governador.

Após décadas de espera, a MT-100 que integra toda a região de Alto Araguaia e Barra do Garças foi finalizada. Da mesma forma, o asfalto na MT-343 que liga Cáceres e Barra do Bugres, passando por Porto Estrela, finalmente saiu do papel, com trechos já prontos e outros sendo finalizados.

O governo também trabalha para manter a qualidade das estradas já asfaltadas, garantindo rodovias com condições plenas de tráfego. “As estradas são um dos maiores patrimônios do Estado de Mato Grosso e nós precisamos cuidar delas. Além do asfalto novo, a manutenção das rodovias asfaltadas é fundamental para o direito de ir e vir de todos os cidadãos”, declara o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

O secretário também destaca a construção de pontes, que reduzem os obstáculos para o desenvolvimento das cidades. É o caso de Cocalinho, município que era isolado do restante do Estado. Realidade que foi mudada, com a construção de uma ponte de 483 metros de extensão sobre o Rio das Mortes, na MT-326.

Mato Grosso termina o ano com um grande avanço no setor ferroviário ao definir legislação inovadora, permitindo que o Estado tenha a 1ª Ferrovia Estadual do país. As obras começaram e serão 730 km de trilhos, em dois ramais, ligando Rondonópolis até Cuiabá, em seguida a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (com previsão de ficar pronta em 2028). São mais de R$ 11 bilhões em recursos privados investidos na obra.

“Quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, avalia o governador Mauro Mendes.

O governo também buscou soluções para resolver problemas que estavam fora de sua alçada. Para finalmente levar o asfalto até a região Noroeste de Mato Grosso, foi acertada a estadualização da BR-174 entre Juína e Colniza. Serão 271 quilômetros de asfalto novo e 23 pontes que vão revolucionar a infraestrutura da região.

Outro gargalo da infraestrutura mato-grossense é a BR-163. Após anos sem que a concessionária responsável pela rodovia conseguisse duplicar o trecho entre Cuiabá e Sinop, o Governo, novamente com uma solução inédita, buscou assumir a concessão por meio da MT Par, com aval do Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado. A expectativa é de um aporte de R$ 1,2 bilhão para resolver os pontos mais críticos da rodovia federal.

A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

 

Só Notícias (fotos: assessoria)