Política

Mato Grosso atinge marca de 2,5 milhões de eleitores, constata TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso confirmou que, nesta quarta-feira, o Estado atingiu a marca de 2,5 milhões de eleitores aptos ao voto. Somente entre janeiro e junho deste ano, o eleitorado teve um aumento de 29 mil pessoas, número 101% maior que o registrado nos primeiros seis meses de 2021 (ano não eleitoral). 

No fechamento do cadastro eleitoral de 2022 (janeiro a maio), ano eleitoral, Mato Grosso ampliou o eleitorado em 227,5 mil. Já no fechamento de 2020, o estado teve um crescimento de 159 mil pessoas aptas a votarem. “Nós temos realizado uma série de mutirões e pedido para população não deixar para buscar o atendimento da Justiça Eleitoral na última hora. Temos muito tempo para o fechamento do Cadastro Eleitoral, porém, os últimos meses são historicamente marcados pelo transtorno das filas. Felizmente, a população tem ouvido este chamado, prova disso é que neste ano atendemos mais que o dobro de eleitores em relação ao ano de 2021, quando não há o apelo da proximidade das eleições”, destacou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. 

A Justiça Eleitoral retomou no mês de abril o cadastramento biométrico de eleitores. A coleta da digital havia sido suspensa há três anos em função da pandemia de Covid-19. A expectativa do TRE-MT é iniciar o cadastramento biométrico em todos os municípios do Estado. Do total, cerca de dois milhões de eleitores já possuem sua biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Quem ainda não fez a biometria, é necessário ir até o cartório ou posto eleitoral mais próximo. 

Redação Só Notícias (José Cruz/Agência Brasil)