Política

Governo de MT lança na próxima 3ª programa de aceleração de negócios criativos

A secretaria estadual Cultura, Esporte e Lazer lança na terça-feira (28.) a segunda edição do MOVE-MT, programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e de impacto sociocultural, em parceria com um instituto. Vão ser selecionadas até 20 iniciativas de Mato Grosso para participar do ciclo de aceleração para criação de negócios rentáveis e sustentáveis. Abrangendo as áreas de gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação, a jornada de aprendizados tem seis meses de duração e oferece cerca de 1,7 mil horas de capacitação e mentorias.

Ao final do ciclo, as cinco iniciativas mais bem avaliadas receberão prêmios no valor total de cerca de R$ 350 mil e poderão realizar um intercâmbio no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Podem se inscrever empreendedores da economia criativa, incluindo setores tradicionais e emergentes, como artesanato, audiovisual, música, moda, gastronomia e design.

O secretário estadual de Cultura, Esportes, Jefferson Carvalho Neves, explica que a segunda edição do MOVE-MT é a “sequência a um projeto bem-sucedido que já mudou a vida de muita gente e que avança para atender ainda mais empreendedores criativos. E não vamos parar por aí, o esforço do governo de Mato Grosso para impulsionar o setor no Estado está em ascendência e logo teremos um fantástico Centro de Referência, que será o Grande Hotel da Criatividade”, explicou.

“Com o MOVE-MT, conseguimos levar inovação a novos territórios e concretizar nosso propósito de valorização da diversidade e da criatividade como grandes potências no desenvolvimento do país. Com o sucesso do projeto, pretendemos replicar o modelo para outros estados brasileiros e buscamos novos parceiros, que compartilhem desse sonho de impulsionar criadores e transformar futuros em todo o país”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.
Na etapa pré-aceleração, enquanto as inscrições estiverem abertas, o programa vai oferecer dois workshops gratuitos e abertos ao público.  Com o tema “Estruturando um projeto social ou negócio da economia criativa para editais”, os cursos têm o objetivo de preparar os empreendedores culturais para se inscrever em editais, inclusive no MOVE_MT 2.

A primeira oficina ocorre já na próxima terça-feira (28), das 17h às 22h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A segunda busca atender o público do interior e será realizada online, no dia 15 de abril.

Só Notícias (assessoria/arquivo)