Política

Governo de Mato Grosso prevê concluir em 10 meses hospital regional do Araguaia

O governo do estado investiu R$ 119,6 milhões na construção da nova unidade hospitalar, em Confresa (635 quilômetros de Sinop), que deve ser inaugurada em 2024. O espaço será referência para sete municípios da região, com um total de 151 leitos, sendo 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI, conforme frisado pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

“A população dos municípios da região de saúde Araguaia-Xingu contará com um hospital de média e alta complexidade mais próximo e totalmente equipado. Os pacientes não precisarão mais se deslocar vários quilômetros à procura de especialidades de saúde em outras cidades e isso contribuirá para o acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde”, declarou.

O hospital também terá 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

Cansada de percorrer mais de mil quilômetros para tratamento médico em Cuiabá, Maria Marlene Américo, 49 anos, de Porto Alegre do Norte, conta os dias para entrega. “onde moro, a saúde é precária e nem nos municípios mais próximos tem a especialidade médica que necessito, como ortopedista, mastologista e neurologista. Com a construção, o acesso à saúde para as pessoas que moram nessa região ficará mais fácil”.

Além do Hospital Regional do Araguaia, o governo estadual, por meio da SES, está construindo outros cinco novos hospitais. Entre eles, estao os hospitais regionais de Juína, Tangará da Serra e Alta Floresta, assim como o Hospital Central e o Hospital Universitário Júlio Muller, ambos em Cuiabá.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)