Esporte

Federação define detalhes do Campeonato Mato-grossense que começa em janeiro com 10 times

A Federação Mato-grossense de Futebol realizou, na tarde desta terça-feira, o Congresso Técnico do Campeonato Mato-grossense 2023. A abertura da competição está agendada para a segunda metade do mês de janeiro.

Academia, Cacerense, Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário de Várzea Grande, Sport Sinop e União de Rondonópolis são os clubes confirmados no certame.

O Mato-grossense 2023 seguirá com a mesma fórmula de disputa desta temporada, com a 1ª fase sendo disputada entre os dez clubes, todos contra todos, em turno único, classificando-se, os oito primeiros colocados para o mata-mata. O primeiro e o segundo colocado garantem vaga direta nas semifinais.

A partir da 2ª fase, os confrontos serão em sistema de ida e volta. Os dois últimos colocados estarão automaticamente rebaixados.

Conforme o regulamento, os cinco primeiros colocados do Mato-grossense da atual temporada, terão o direito de jogar cinco, das nove partidas, em casa. São eles: Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Sport Sinop e União.

A Federação Mato-grossense de Futebol irá divulgar, em breve, a tabela básica, inclusive, com os confrontos de abertura da competição.

A FMF irá custear mais uma vez, às despesas de arbitragem, logística, transporte e hospedagem dos clubes participantes.

O campeão do Campeonato Mato-grossense 2023, garante vaga no Brasileirão da Série D de 2024, e também na Copa do Brasil do mesmo ano. Já o vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Brasil.

Só Notícias/Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (foto: assessoria)