Política

Em reunião com ministro, Coronel Assis defende Política Nacional de Pesca Esportiva

Com a finalidade de tratar do fomento do setor de pesca esportiva em Mato Grosso, o deputado federal Coronel Assis (União) reuniu-se na tarde desta terça-feira (7) com o ministro da Pesca, André de Paula, em Brasília. O encontro contou com a presença do secretário de Estado de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Preza Moreno, e representantes de outros estados como Amazonas e Ceará. Eles propõem unificar a regulamentação do segmento por meio da elaboração da Política Nacional de Pesca Esportiva. Atualmente, cada estado tem normas específicas. 

“O Brasil acaba perdendo se não tomarmos um rumo de trabalho para a pesca. Precisamos de um grupo de trabalho que envolva o setor e que ajude a construir uma política nacional. Isso é fundamental para um estado como Mato Grosso que possui três das 12 bacias hidrográficas do país: Paraguaia, Araguaia e Amazônica, portanto, com muitas cidades impactadas economicamente pela pesca”, explica Coronel Assis. 

O ministro André de Paula informou que a pasta irá elaborar o Programa Nacional de Pesca Esportiva e que, para isso, ainda este ano o Ministério irá participar dos principais campeonatos de pesca esportivas do Brasil ao realizar Workshops nestes eventos para promover discussões e construir políticas. “Vamos criar a rota de campeonato da pesca para fomentar o turismo. Estados como Mato Grosso e Amazonas estão nesta rota. A pesca esportiva envolve mais dois ministérios, o do Meio Ambiente e o do Turismo, pois é preciso respeitar as normas ambientais e incentivar o turismo”, destaca. 

O secretário Jefferson Preza avaliou a reunião como positiva. “O ministro foi muito receptivo e juntamente com os secretários de Recife, Amazonas, Ceará e Paraíba, e o deputado federal coronel Assis, tratamos de uma unificação de uma regulamentação do turismo de pesca esportiva, que é um segmento muito forte em todos os estados do País, mas em especial aqui no Centro-Oeste”.

O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, saiu entusiasmado da reunião. “Viemos articular para fortalecer o segmento de pesca esportiva e fortalecer a geração de emprego e renda. É importante que estados como Mato Grosso e Amazonas atuem em conjunto”, ressalta.

Em Mato Grosso, municípios como Cáceres, Barra do Bugres, Acorizal, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Campinápolis e Porto Estrela, são onde ocorrem festivais de pesca já consolidados.  

Também participaram da reunião a secretária de Turismo do Ceará Yrwana Albuquerque Guerra, a secretária de Turismo e desenvolvimento Econômico, Rosália Borges e a secretária de Turismo de Recife, Cacau de Paula.