Política

Eleitores mostram desinteresse durante campanha, diz enquete

Foto: Gazeta Digital (GD)

A eleição municipal e suplementar do Senado começou oficialmente no dia 4 de outubro. No entanto, o eleitor mato-grossense não parece estar muito satisfeitos em acompanhar as campanhas este ano – pelo menos de acordo com a enquete realizada pelo GD.


O Gazeta D. questionou aos seus leitores: “Como você pretende acompanhar as eleições municipais e para o Senado este ano?”. O resultado, com mais de 50%, demonstrou que os eleitores preferem estar alheios a promessas de políticos.


De acordo com o resultado da votação, aberta no último sábado (10), 71% opinou que “Não pretendo acompanhar e nem ver a cara dos políticos porque todo ano é a mesma promessa”.

 

Leia também - Maioria dos pais compram presentes de Dia das Crianças sem os filhos


Em seguida, 16% disseram que “Vou acompanhar pelas redes sociais, mas só o que tiver na minha timeline”. Por último, 13% votaram que “pretendo acompanhar pela propaganda eleitoral na televisão”.


No horário eleitoral gratuito, candidatos têm utilizado de suas propagandas para apresentar propostas, destacar crescimento em pesquisas ou para atacar adversários. Foi o caso de Carlos Fávaro (PSD), que atacou o oponente Nilson Leitão (PSDB) e citou a boa relação com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).


Roberto França, candidato a prefeito de Cuiabá, ataca a atual gestão e exibe imagem de ex-secretários sendo presos acusados de corrupção. Também cita suas propostas voltadas para a saúde, como a criação do Hospital da Mulher e Da Criança.


Outros surfam na popularidade do presidente, como Coronel Fernanda (Patriota), que sempre reforça o apoio que recebe de Bolsonaro e a promessa de acabar com a corrupção. José Medeiros (Podemos) também aposta no presidente, reiterando estar próximo de Bolsonaro.


Aécio Rodrigues (PSL) repetiu o mesmo vídeo de dias anteriores, no qual conta com a participação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), que destaca as qualidades dos candidatos.


Os que têm pouco espaço na televisão e rádio, fazem chamadas para acompanhar suas propostas nas redes sociais, como o candidato ao Senado Reinaldo Moraes (PSC) e Abílio Júnior (Podemos), para a Prefeitura de Cuiabá.