Política

Câmara aprova plano de cargos, carreiras e salários com progressão salarial em Nova Mutum

Os vereadores aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei complementar 16, que cria do plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores públicos da administração concursados e que consolida o quadro de pessoal da prefeitura. A segunda votação será na próxima segunda-feira. O plano, elaborado pela prefeitura, estabelece a progressão por tempo de trabalho. A cada três anos de efetivo exercício o servidor progride um nível na carreira com salário maior e a progressão no mérito, onde pode progredir na classe por qualificação profissional. O servidor que tem o ensino nível fundamental e que concluir o ensino médio pode progredir profissionalmente e ganhará acréscimo salarial.

O presidente José da Paixão avalia que o principal avanço é a criação dessa lei que estabelece as garantias. “Foram 10 anos de articulação e mobilização por essa lei. Os servidores passam a ter várias vantagens e valorização. Havia bônus a cada quinquênio e, agora, é reduzido para três anos. A cada triênio, o servidor terá percentual financeiro concedido na sua remuneração mensal. Quem fez concurso por exemplo, para ensino fundamental e depois fez o 2º grau. Com essa maior qualificação, ele passa a ser enquadrado em uma nova tabela salarial que consta neste plano. O mesmo vale para quem concluiu cursos superior”, disse o presidente, ao Só Notícias.

Nova Mutum tem mais de dois mil servidores da administração. O prefeito Leandro Felix reuniu a equipe de planejamento e determinou prioridade para elaborar o plano com as garantias de avanços para os servidores. Ele detalhou os principais pontos para os vereadores antes do projeto ir à votação.

 

Só Notícias (foto: assessoria)