Geral

Sorriso: MP notifica prefeitura para ações de prevenção a crimes e estimular a paz

A 3ª Promotoria de Justiça Cível expediu notificação a prefeitura recomendando iniciativas como documentários, peças teatrais e rodas de conversa sobre temas como “a dor das dezenas de mães e famílias que perderam os filhos na guerra das facções em Sorriso”, prevenção ao uso de drogas, cultura de paz e valorização da vida.

Conforme o comunicado, a orientação solicita efetivação de medidas educacionais, culturais e intersetoriais para a promoção de uma cultura de paz, de valorização e preservação da vida humana no município de Sorriso, 6ª cidade mais violenta do Brasil de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública do ano passado.

Foi sugerida aquisição de ônibus para uso exclusivo da equipe de contação de histórias e estórias da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato para intensificação das ações lúdicas desenvolvidas pela unidade. O MP recomendou também a elaboração e execução de cronograma de ações da biblioteca nos bairros e escolas públicas, sugestões voltadas à ampliação e catalogação do acervo da biblioteca, fomento ao cadastramento e impressão de carteirinhas para que os alunos das redes estadual e municipal de ensino tenham acesso ao empréstimo de livros, além da elaboração e execução de plano de ação na biblioteca e nas escolas municipais contemplando a calendarização de medidas de incentivo ao acesso à literatura mato-grossense.

“Foi recomendado também a instalação de cabines individuais de leitura dotadas de isolamento acústico na biblioteca e a definição de planejamento para viabilização da construção de biblioteca na zona leste de Sorriso”, destacou o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, autor da notificação.

Conforme Só Notícias já informou, o Ministério Público também apontou alta taxa de acidentes em Sorriso e cobrou melhorias no trânsito do município.