Administação Pública

Vereadores visitam Hospital Regional Médio Norte em Arenápolis em busca de cirurgias eletivas

Foto: Câmara de Sorriso

Com objetivo de buscar alternativas para a realização de cirurgias eletivas aos pacientes sorrisenses que estão esperando por uma vaga na Central de Regulação, o presidente da Câmara de Sorriso vereador Damiani da TV juntamente com os vereadores Wanderley Paulo e Rodrigo Machado e o secretário-adjunto de saúde de Sorriso Devanil Barbosa, estiveram no dia (15) na cidade de Arenápolis conhecendo a estrutura do Hospital Municipal que sinalizou a possibilidade de atender os usuários do SUS de Sorriso que aguardam na fila de espera por cirurgias. Atualmente o hospital atende com 30% de sua capacidade e as cirurgias serão realizadas com recursos financeiros do Sistema Único de Saúde- SUS.

A comitiva recebida pelo prefeito Éder Marques, pelo secretário de saúde, Luiz Marques e pela Diretora Maria das Graças Mendes por intermédio do deputado estadual Dr. João foram à unidade hospitalar para conhecer as instalações, e as rotinas de funcionamento e atendimento.

O vereador Wanderley Paulo explicou que na ocasião, foi discutida a possibilidade de um Termo de Cooperação, por meio do qual o Hospital poderá realizar cirurgias eletivas voltadas ao atendimento de pacientes de Sorriso. “ Iremos fazer um levantamento para verificar a viabilidade da proposta. Por conta da pandemia do novo coronavírus o Hospital Regional de Sorriso não realiza cirurgias eletivas o que gerou uma fila de espera, e estamos buscando mecanismo para agilizar essas cirurgias tendo em vista que as pessoas estão sofrendo na fila de espera”.

Para o presidente Damiani da TV essa é uma possibilidade de reduzir a fila de espera por cirurgias dos pacientes de Sorriso. “ Conhecemos o Instituto Social São Lucas que faz a gerencia do hospital e vimos a disponibilidade do prefeito em ajudar a atender nossos pacientes. Estamos acreditando que será possível assinarmos um termo de cooperação e assim diminuir a nossa fila de pacientes que esperam há muito tempo por suas cirurgias eletivas”, informou.

Para o vereador Rodrigo Machado todas as ações para melhorar a vida dos cidadãos que aguardam na fila de espera por cirurgias eletivas está sendo buscada pelos parlamentares. “ Estamos buscando mecanismos dentro e fora do município para fazer as cirurgias eletivas e ficamos felizes que Arenápolis sinalizou positivamente a realização de uma parceria que visa dar mais qualidade de vida a nossa população”, disse.  

 COOPERAÇÃO - Também foi discutida uma possibilidade de parceria com a UniAtenas, faculdade de Sorriso, com o intuito de que os alunos do curso de Medicina possam cumprir o curso de residência médica no Hospital Médio Norte.