PODER LEGISLATIVO

Vereador solicita compra de procedimento terapêutico de câmara hiperbárica para pacientes do SUS

O vereador Leandro Damiani (PSDB) indicou, durante a 12ª Sessão Ordinária, que Executivo Municipal adquira, junto à iniciativa privada, procedimento terapêutico de câmara hiperbárica para atendimento dos usuários da rede pública de saúde de Sorriso. A Indicação nº 336/23 foi lida e encaminhada à Administração Municipal.

De acordo com o parlamentar, a câmara hiperbárica é um tratamento auxiliar de grande importância para pacientes que precisam da oxigenoterapia. “A hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio 100% puro. É indicado para feridas de difícil cicatrização, infecções graves com destruição muscular, ou de pele, lesões causadas por radioterapia, esmagamentos e amputações traumáticos, infecção crônica dos ossos, entre outros”, explica Damiani.

COMO FUNCIONA A HIPERBÁRICA

A câmara hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, onde o paciente respira oxigênio puro, enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, o que provoca um aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue.

O oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.

Tags

Texto: Bianca Arruda

Fotos: Imagem ilustrativa