PODER LEGISLATIVO

Vereador reitera pedido ao Governo Federal para que inclua Sorriso no projeto da Ferrogrão com terminal ferroviário e porto seco

O vereador Wanderley Paulo (Progressistas), é autor do requerimento 010/2024, que solicita do Governo Federal através dos ministérios competentes e dos parlamentares federais que incluam no projeto da Ferrogrão, trilhos que cheguem a Sorriso, com terminal ferroviário e um porto seco. O novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte a Ferrogrão que conta com uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba não comtempla Sorriso, município maior produtor de soja do país.

“O projeto é um importante fator de desenvolvimento da infraestrutura logística das áreas agricultáveis localizadas no Estado de Mato Grosso e não podemos deixar o nosso município conhecido mundialmente como “Capital do Agronegócio”, fora desse projeto logístico. Temos que buscar solução para que os trilhos não somente passem por nosso município, temos e queremos um terminal ferroviário e um porto seco para podermos ganhar mais produtividade no cenário nacional. ”, pontuou Wanderley Paulo.

Quando finalizada, a Ferrogrão terá alta capacidade de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte, papel esse que, hoje, é desempenhado pela rodovia BR-163. O corredor a ser consolidado pela EF-170 e a rodovia BR-163 consolidará uma nova rota para a exportação da soja e do milho no Brasil.

Texto: Claudia Sarubo

Fotos: Internet/Elielton Blasius