PODER LEGISLATIVO

Vereador quer tornar obrigatório ‘teste do olhinho’ em recém nascidos na rede pública

O vereador Celso Kozak (PSDB) á autor da Indicação nº 892/2023, que sugere ao Poder Executivo a criação de lei que torne obrigatória a realização do “teste do olhinho” nos récem nascidos em maternidades e serviços hospitalares da rede pública ou conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde), para o diagnóstico de doenças oculares, inclusive o retinoblastoma (câncer).

Por meio do exame de triagem é possível descobrir previamente se a criança pode ter retinopatia da prematuridade, doença que tem que ter uma rápida intervenção cirúrgica para se preservar a visão, ou se pode detectar um glaucoma congênito, ou mesmo, o mais grave de todos, um retinoblastoma, que leva a criança à morte por ser um câncer extremamente maligno e se propagar com muita rapidez.

“O exame é realmente muito simples. É utilizado o oftalmoscópio, um aparelho simples e barato, e projetada uma luz que não causa nenhum dano ou lesão aos olhos da criança. Apenas, através da mudança da tonalidade que é refletida através da retina da criança, é detectada a suspeita que o olho tem algum problema”, frisa o parlamentar.

Tags

Imagens

Texto: Fabiola Ost

Fotos: Internet