Geral

Vendas no comércio varejista crescem e Mato Grosso tem 3º melhor resultado no país

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado informou, que Mato Grosso encerrou o ano com crescimento de 8,5% nas vendas do comércio varejista e é o terceiro maior crescimento entre os Estados. As vendas do varejo ampliado, conceito que considera o comércio varejista e segmentos como o de veículos e materiais de construção, aumentaram 6,1%, também alcançando o terceiro lugar como ocorreu nos últimos três anos. Já o comércio varejista cresceu em 2020, teve queda em 2021 ( período de início da pandemia) e voltou a crescer em 2022.

O indicador do setor de serviços registrou alta de 13,8% na mesma base de comparação. Em conjunto, esses números mostram que a economia do Estado segue crescendo a taxas que superam a média nacional.

O desempenho dos setores reflete-se nos dados do mercado de trabalho. Ano passado, Mato Grosso criou 57,4 mil vagas formais e o setor que liderou a criação de postos de trabalho foi o de Serviços, com um saldo de abertura de 27,6 mil vagas. Em seguida, surge o comércio, com  14,2 mil pessoas empregadas a mais.

“Ainda é cedo para cravar esse resultado, que dependerá dos rumos da política econômica doméstica e do desempenho do cenário externo. Ao longo das últimas décadas, o Estado cresceu acima da média nacional. As próximas divulgações, com números referentes ao desempenho neste ano, indicarão se esse desempenho se repetirá”, afirma o presidente da federação, David Pintor.

No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motocicletas, partes e materiais para construção, o avanço foi de 6,1%. Nos dois casos, os resultados foram bem melhores do que os vistos no país como um todo. Nos últimos três anos o varejo ampliado de Mato Grosso registrou alta das vendas, o que inclui 2020, o primeiro ano de pandemia. O comércio varejista experimentou leve retração em 2021, depois de crescer 4,0% em 2020. Esses resultados são condizentes com o fato de que a atividade econômica do estado foi menos afetada nos períodos mais agudos da pandemia. Considerando os últimos três anos, o varejo ampliado do estado cresceu a uma taxa média de 4,4% ao ano; já o comércio varejista apresentou avanço médio de 3,9% ao ano, informa a assessoria da FCDL.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)