Agronegócios

Venda da pluma de algodão em Mato Grosso tem peque no avanço

A comercialização da pluma para a safra 2021/22 no Estado avançou apenas 2,37 pontos percentuais, em dezembro ante a novembro, alcançando 87,78% da produção. O menor avanço é pautado pela coloração fora do padrão observada na pluma, devido às adversidades climáticas que afetaram grande parte das lavouras do Estado. Em relação à safra 2022/23, as vendas mês passado atingiram 54,29% da produção estimada para o ciclo, avanço de 1,78 ponto percentual no comparativo mensal.

As desvalorizações observadas nas cotações da fibra nos últimos meses seguem desestimulando os cotonicultores a fecharem novas negociações. Em dezembro foram registradas as primeiras vendas de pluma para a safra 2023/24, que atingiram 3,62% da produção esperada para o ciclo, inferior ao mesmo período da safra 2022/23, reflexo da conduta do produtor em aguardar preços mais atrativos para vender a sua fibra.

A análise foi divulgada, esta tarde, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no primeiro boletim do algodão de Mato Grosso, este ano.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)