Agronegócios

Uma única empresa brasileira deve plantar quase 700 mil hectares nesta safra; saiba qual é

SLC Agrícola informou que deverá semear 674 mil hectares na safra 2023/24, área praticamente estável em relação ao ciclo anterior, 2022/23. O total é maior do que toda a área semeada com soja na última safra em Sorriso (MT) – quase 600 mil hectares -, o município que mais planta a oleaginosa no Brasil.

“Em comparação à safra anterior, aumentamos significativamente a área de algodão (15,5%) (para 187,4 mil hectares), pois a cultura apresenta boas margens. Reduzimos a área plantada do milho, que migrou para o algodão, em função das margens mais baixas”, informou a SLC em nota ao mercado nesta semana.

Além de algodão e milho, a SLC também produz soja, sementes e gado.

“A redução da área de milho (103,4 mil hectares) também propiciou o aumento de outras culturas como trigo, semente de braquiária, feijão-mungo e gergelim, dentre outras. Também tivemos uma pequena redução na área da cultura da soja de 2,9% (comercial + soja semente).”

A lavoura de soja deve somar 336,7 mil hectares.

Em relação ao custo por hectare, a SLC informou queda de 10% em relação ao orçado da safra 2022/23.

“Essa queda reflete principalmente o declínio dos preços dos fertilizantes e defensivos que possuem uma forte correlação com os preços das commodities.”