PODER EXECUTIVO

“Uma experiência que jamais será esquecida”, diz coordenadora escolar ao avaliar palestra sobre apicultura

“Um momento único, de muito aprendizado, e que certamente jamais será esquecida”. Assim a coordenadora da Escola Municipal Valter Leite Pereira, Janete Gebhardt Gonçalves, descreveu a experiência vivenciada nesta terça-feira (10) por alunos do Pré I do período matutino durante a palestra sobre apicultura, ministrada por técnicos do programa VitaMel.

A servidora explica que a instituição de ensino já está inclusa em outros projetos sociais, a exemplo do programa “A União Faz a Vida” mantido pela Cooperativa Sicredi. “Aliás, foi durante uma das expedições organizadas pelo programa que os alunos demonstraram interesse em conhecer mais sobre as abelhas”, relembra.

Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso (Semasa), os ciclos de palestras, cujo objetivo é demonstrar a importância dos insetos polinizadores para manter o equilíbrio de nosso ecossistema, já foi acompanhado por centenas de estudantes da rede privada e pública de ensino.

“É sempre muito prazeroso trabalhar a educação ambiental, até mesmo porque o nosso futuro dependerá da forma com que essas crianças irão tratar do meio ambiente”, ressalta o coordenador do programa VitaMel, Niki Nelson.

Secretário-adjunto da pasta, Enivaldo Golmini, ressalta que, além de conhecimento, a equipe técnica da Semasa levou para a sala de aula alguns instrumentos que são utilizados na atividade apícola, como caixas colmeia, favos de mel in natura e o tradicional macacão de proteção.

“A parte mais esperada da palestra é quando simulamos a extração de um favo de mel. Em seguida, eles são convidados a saborear o produto fresquinho, e a valorizar todo o esforço e empenho dos homens e mulheres que se dedicam a essa nobre atividade”, pontua.

Sobre o programa

Atualmente o programa VitaMel atende cerca de 53 apicultores distribuídos pelo Assentamento Jonas Pinheiro, Cinturão Verde, Projeto Casulo, distrito de Boa Esperança e, em outras propriedades privadas do Município.

Para esse ano, a estimativa é de que a produção ultrapasse a marca de 30 toneladas de mel.

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Divulgação