Geral

Tribunal de Justiça aprova criação da vara da Família, Infância e Juventude em Sorriso

O pleno do Tribunal de Justiça aprovou, ontem à tarde, a criação de uma nova vara cível em Sorriso. Será a primeira vara especializada e atenderá questões de Família e Sucessões de Infância e Juventude com objetivo de dar maior celeridade nas decisões de 1,7 mil ações que estão tramitando.

O tribunal deve designar mais um magistrado para Sorriso, além de servidores para atuar na nova vara. “Fazia 15 anos que nós não tínhamos uma vara Cível criada em Sorriso. Essa vara tem uma função social muito importante, atendendo família e sucessões de Infância e Juventude. Esta criação vem de uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, feita em 2006, que incentiva os tribunais de justiça criem varas especializadas com estas questões sociais”, explicou, ao Só Notícias, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Sorriso, Fernando Mascarello.

Hoje, a Comarca de Sorriso tem quatro varas cíveis e duas criminais. O pedido para criar a nova vara foi assinado pelos juízes Paula Saide Biagi, Anderson Candiotto, Valter Fabrício Simioni da Silva, Glauber Lingiardi Strachicini, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano e Érico de Almeida Duarte, mencionando que, desde a data da instalação da última vara cível, em 2004, houve crescimento populacional superior a 100%. Segundo estimativa do IBGE a população, em 2004, era de 48.4 mil pessoas e em 2020 atingiu 100,6 mil habitantes.

 

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - atualizada 09:46h)