PODER LEGISLATIVO

Termo de cooperação técnica garante atendimento conjunto entre Município e Corpo de Bombeiros

O presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Iago Mella e os vereadores Zé da Pantanal, Celso Kozak, Diogo Kriguer, Chico da Zona LesteWanderley Paulo participaram nesta manhã (27) da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros para que o Município passe a integrar a Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar do CRBM III e com isso a instalação de unidades avançadas do Corpo de Bombeiros em Sorriso.

Com a parceria, o Município cedeu, via Secretaria de Saúde e Saneamento, seis técnicos de enfermagem e seis enfermeiros para a 10.ª CIBM, que passarão a rodar em todas as viaturas do Corpo de Bombeiros. A partir de agora, os atendimentos passam a ser regulados via Central em Sinop, no CRBM III e os militares e profissionais da saúde receberão suporte de um médico regulador que fará o processo de triagem e passará instruções para o atendimento.

O novo modelo de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros será aplicado em salvamentos terrestres, veiculares e em ambientes confinados. A ação contará ainda com o suporte de salvamento aéreo para os casos mais graves.

Durante o evento, os profissionais receberam os certificados que os deixam aptos para atuar no serviço de resgate do Corpo de Bombeiros.

Também foi entregue uma viatura de resgate, adquirida com recursos via emenda parlamentar do deputado estadual, Xuxu Dal Molin, no valor de R$ 350 mil. 

A Companhia recebeu ainda um quadriciclo que será usado no combate a incêndio e em atividades de defesa civil, busca e salvamento.

O presidente do Legislativo fez gestão e acompanhou o processo para a implementação do serviço em Sorriso. Iago Mella também destinou, via emenda impositiva, o valor de R$ 120 mil para aquisição de equipamentos para a viatura de resgate entregue. 

“Hoje é um dia de muita alegria pois estamos concretizando este grande projeto. Nosso reconhecimento ao trabalho de todos e agora teremos mais uma ambulância para atender às demandas do município que cresce a cada dia. Inicialmente, o projeto contará com enfermeiros e no futuro teremos médicos em nossas ambulâncias, aperfeiçoando ainda mais os atendimentos à população”, frisou Iago. 

Na oportunidade também foi oficializada a instalação da base aérea de combate a incêndios florestais, que fica instalada no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Acompanharam o evento autoridades municipais, regionais e estaduais. 

Imagens

Texto: Fabiola Ost com Decom

Fotos: Márcio Cavaletti