PODER EXECUTIVO

Técnicos iniciam estudos para implantação do sistema trifásico em assentamento de Sorriso

Dezenove produtores rurais já solicitaram o aumento de capacidade energética

Técnicos de uma empresa terceirizada, contratada pela concessionária Energia, deram início ao levantamento a fim de mensurar a demanda pelo sistema trifásico no Assentamento Jonas Pinheiro.

A medida foi anunciada no início desta semana, durante uma reunião entre representantes da empresa, o vice-prefeito Gerson Bicego e os secretários-adjuntos Varley Rudge Gnoato (Desenvolvimento Econômico) e Enilvaldo Golmini (Agricultura Familiar e Segurança Alimentar).

Segundo o vice-prefeito, a ausência do sistema trifásico tem inviabilizado a exploração de pelo menos dezenove propriedades rurais. Entre os pedidos mais frequentes está o aumento da capacidade de energia para instalação de pivôs de irrigação, ordenhadeiras elétricas, mini laticínios e câmaras frias para acondicionamento de frutas, verduras e demais produtos oriundos da agricultura familiar.

“A produção agrícola aumentou consideravelmente nos últimos anos, assim como a necessidade de maior disponibilidade energética”, argumentou Bicego ao ressaltar que a Administração Municipal irá ceder dois servidores para dar celeridade na coleta de informações.

“São servidores lotados na Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. Ambos possuem vasto conhecimento da região o que tende a facilitar os agendamentos de visitas in loco”, assinala.

Supervisor de campo da Energisa, Lexei da Silva Calçada, estima que os investimentos para implantação do sistema no assentamento girem em torno de R$ 1,5 milhão.

Para aquelas propriedades com menor demanda, o especialista sugeriu a substituição dos transformadores e o aumento de potência da rede bifásica para 24 kVA.

“Um levantamento recente mostrou que, em alguns casos, a mudança do transformador por si só é capaz de solucionar o problema. Esse procedimento de melhoria é ágil e custeado pela empresa”, esclarece.

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Cleiton Izodoro