Geral

Supermercados devem retirar álcool 70 líquido das prateleiras até 30 de abril em Sorriso

Os supermercados de Sorriso e do Brasil todo têm até o dia 30 de abril para retirar de suas prateleiras o álcool 70 na forma líquida. A medida, anunciada pelo coordenador de Vigilância Sanitária de Sorriso, Samuel dos Santos, segue a resolução 766 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou de maneira temporária e excepcional a comercialização do álcool líquido durante a pandemia de Covid-19.

“A partir de agora, apenas farmácias e hospitais estão autorizados a vender o álcool 70 líquido”, explica Samuel dos Santos. A medida visa garantir a segurança e a saúde dos consumidores, alinhando-se às recomendações sanitárias e buscando prevenir riscos relacionados ao manuseio inadequado do produto, que é altamente inflamável.

Álcool em gel continua liberado

É importante destacar que a proibição se aplica apenas ao álcool 70 líquido. O álcool em gel, que também é eficaz na higienização das mãos, continuará sendo comercializado normalmente em supermercados e outros estabelecimentos.

Lavar as mãos com água e sabão ainda é fundamental

Embora o álcool etílico tenha sido um aliado importante no combate à Covid-19, Samuel dos Santos ressalta que lavar as mãos com água e sabão continua sendo a medida mais eficaz para a assepsia. “O álcool foi utilizado em momentos extraordinários, mas lavar as mãos com água e sabão é fundamental para a higiene pessoal”, destaca o coordenador.

Entenda a medida

A resolução 766 da Anvisa, publicada em dezembro de 2022, autorizou a comercialização do álcool 70 líquido em supermercados como medida excepcional para conter a disseminação do coronavírus. A medida foi tomada em um momento em que havia grande demanda pelo produto e os estoques estavam baixos.

Com a melhora da situação da pandemia e a ampliação da produção de álcool em gel, a Anvisa decidiu revogar a autorização para a venda do álcool 70 líquido em supermercados. A medida visa garantir a segurança dos consumidores e evitar acidentes causados pelo manuseio inadequado do produto.