Geral

Sorriso: Segue até sexta-feira ciclo de eventos sobre a cadeia produtiva do agro

Idealizado pelo MAPA, com apoio da Prefeitura e de institutos, objetivo é fomentar a troca de informações para potencializar a produção de alimentos

Até quinta-feira (9 de novembro), Sorriso segue sendo polo de partilha de informações para o fortalecimento da cadeia produtiva do agro em Mato Grosso. Um combo com três eventos está sendo promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da Prefeitura de Sorriso, no auditório da Faculdade Atenas.

A iniciativa também conta com aval do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt); Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa); e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nesta manhã (7), teve início o  1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, um dos vértices do trio.

O evento, que segue até amanhã (8),  traz à tona os seguintes temas: procedimentos de exportação e importação de produtos agropecuários; programas de desenvolvimento rural do Mapa; Acordo Internacional de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS); Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV); Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa); o papel dos municípios no Suasa; o papel do adido agrícola nas exportações e importações agropecuárias brasileiras; prospecção, abertura e manutenção de mercados internacionais para exportação de produtos agropecuários. Todos os palestrantes são profissionais do Mapa. Conforme o órgão federal, ainda em 2024, serão realizados outros quatro seminários sobre o tema.

Na noite de ontem (6), foi realizada a solenidade de posse do o auditor fiscal federal agropecuário Omar Roberto da Silveira, como chefe da primeira Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (Utra) do Estado, que fica em Sorriso e foi oficialmente instalada em julho.

Além de Sorriso, a área de abrangência da Ultra se estende pelos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colíder, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Diamantino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juara, Juína, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Rondolândia, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

“Esta solenidade nos ajuda a ampliar a interação com os municípios, e mostra que, com essa proximidade, se torna mais fácil levantarmos, discutirmos e encaminharmos as demandas dos mais diferentes setores de produção agropecuária, mostrando também o que o MAPA tem a oferecer, tanto na produção, quanto na exportação”, relatou Omar.

PARA O PREFEITO INTERINO DE SORRISO, GERSON BICEGO, É FUNDAMENTAL A PRESENÇA DO MAPA NO MUNICÍPIO, DADA A IMPORTÂNCIA DO MUNICÍPIO PARA A ECONOMIA DE MATO GROSSO E DO BRASIL, E MAIS QUE ISSO, SEU PROTAGONISMO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. “É MUITO IMPORTANTE TERMOS UM CANAL DIRETO COM O MAPA AQUI EM SORRISO, ATENDENDO ASSIM, DIRETAMENTE, O PEQUENO, O MÉDIO E O GRANDE PRODUTOR RURAL”, COMENTOU O GESTOR.

Secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Marlon Zanella, reforçou a oportunidade de renovação e ampliação de conhecimentos para todos aqueles que, direta ou indiretamente, lidam com  o agronegócio. “Entre os palestrantes, por exemplo, nomes como Marcos Vilela, pai da aviação agrícola”, citou.

O ícone lembrado por Zanella será a atração de quinta-feira (9 de novembro), quando os debates estarão voltados para o dia de campo sobre aviação agrícola, com demonstração de uso de sensor de inversão térmica para determinação de condições adequadas para aplicação aérea e terrestre de defensivos agrícolas. O tema será abordado pelo diretor técnico do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), Marcos Vilela de Magalhães Monteiro.

Confira o cronograma do 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso

Dia 06 (segunda-feira) 

Local: Faculdade Atenas

19h – Cerimônia de posse: Omar Roberto da Silveira

Dia 07 (terça-feira) 

Local: Faculdade Atenas

8h – Cerimônia de abertura

9h – Abertura do 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso

9h às 12h – Palestra: Procedimento de exportação e importação de produtos agropecuários

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 18h – Palestra: Programas de Desenvolvimento Rural do Mapa

Dia 08 (quarta-feira) 

Local: Faculdade Atenas

8h às 12h – Palestras:

Acordo Internacional de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS)

Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV)

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA)

O papel dos municípios no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuário (SUASA)

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Palestras:

O papel do adido agrícola nas exportações e importações agropecuárias brasileiras

Prospecção, abertura e manutenção de mercados internacionais para exportação de produtos agropecuários

Dia 09 (quinta-feira) – Dia de Campo Aviação Agrícola

Local: Agrifor Aviação Formehl – Km 749 da BR-163 (próximo ao Aeroporto Regional Adolino Bedin)

8h às 18h