Saúde

Sorriso: Saúde identifica Salas de Vacina instaladas em PSFs

A medida é uma forma de facilitar o acesso e identificação das Salas pela população

Deu aquela conferida no cartão de vacinas seu, do seu filho ou de qualquer outro familiar e percebeu que tem doses faltando? Ok, você já sabe que é só procurar um dos PSFs com Sala de Vacina. Mas aí surgiu a dúvida: que PSF oferta vacinas? Para facilitar, a Secretaria de Saúde instalou totens como esse da foto para que você possa identificar ainda do lado de fora quais os PSFs com Sala de Vacina.

Identificou o espaço, mas se deparou com um novo problema: é o horário, já que não tens como procurar a unidade em horário comercial. Calma, bem em frente à Escola Ivete Lourdes Arenhardt, na Avenida Brasil, fica o PSF Central que abriga a Sala Descentralizada de Vacina, essa sala especial abre às 7 horas da manhã e só fecha às 19 horas, isso mesmo: fica aberta ao meio-dia e após às 18 horas. A Sala Descentralizada atende pessoas do Município inteiro e oferta todas as doses do Calendário Nacional de Imunizações.

E vale lembrar que nesse momento tanto a Sala Descentralizada – essa do PSF Central; como todas as Salas de Vacina do Município estão com a campanha da gripe em andamento. “No momento a baixa procura pela vacina da gripe tem nos preocupado; temos tido uma procura elevada nas unidades de saúde em decorrência de variados vírus de síndromes respiratórias e a nossa população não está atendendo ao chamado para a imunização; precisamos imunizar principalmente idosos e crianças que são um público mais frágil e precisam desse cuidado”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro. “Temos doses em todas as Salas, procure, leve e proteja quem você ama”, acrescenta.

Confira para quem as doses já estão disponíveis:

– Pessoas de 60 anos ou mais

– Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)

– Crianças (6 meses a 5 anos)

– Gestantes

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

– Povos indígenas

– Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

– Trabalhadores portuários

– Forças de segurança e salvamento

– Forças armadas

– Funcionários do sistema de privação de liberdade

A vacina

A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada em dose única. Já crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a Influenza (gripe) pode ser aplicada junto a outros imunizantes, inclusive o da covid-19.

DA ASSESSORIA