Cultura

Sorriso recebe exposição de cinema do projeto “maleta mágica” com animação interativa no próximo fim de semana

A prefeitura de Sorriso em apoio ao Ministério da Cultura, receberá nos próximos dias o projeto “maleta mágica”, que leva a crianças e adolescentes o cinema de animação de forma simplificada. A exposição será iniciada no domingo (20), das 9h às 17h, na biblioteca municipal e com entrada gratuita. Nos dias 21 e 22, a amostra será destinada a escolas públicas.

A iniciativa é viabilizada pela lei federal de incentivo à cultura, da secretaria especial de Cultura. O projeto também tem o objetivo de trabalhar de maneira lúdica, a educação ambiental e conceitos amplos de sustentabilidade por meio das técnicas de animação, de forma a possibilitar a disseminação desses conhecimentos.

Serão usados objetos ópticos como zootrópio e o praxinoscópio para introduzir o conceito de animação na exposição. Já durante as vivências, diferentes técnicas de animação são aplicadas, junto a conceitos ambientais, em oficinas participativas como o Pixilation e a criação de Taumatoscópios.

A partir dos ensinamentos, os participantes terão, então, a oportunidade de criar suas próprias animações, utilizando as Maletas Mágicas como ferramenta. Construída exclusivamente para o projeto, a maleta funciona como suporte para as animações, que serão produzidas com a ajuda de um smartphone e de um software específico.

O próximo município a receber o projeto será Lucas do Rio Verde, dos dias 23 a 26 de novembro.

Só Notícias/Ana Dhein (fotos: assessoria)