Geral

Sorriso realizou 600 coletas de preventivo em horário alternativo

Cuidar. Prevenir. Essas são as palavras-chaves quando se trata de saúde. E foi justamente por isso que 600 mulheres compareceram ontem, 26 de outubro, às Unidades de Saúde da Família (USF) para a coleta do Papanicolau, o preventivo do colo do útero; também foram prescritos 150 pedidos para mamografia; além é claro, de muita informação e instruções sobre como e porque realizar o toque.

 A noite de cuidados, que contou com 22 USFs trabalhando em horário estendido, até às 21 horas, encerrou o calendário de ações do Outubro Rosa. A enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano, pontua que desde o início de outubro a Secretaria de Saúde e Saneamento desenvolveu atividades voltadas ao cuidado da saúde feminina. “O mês todo teve como objetivo incentivar o autocuidado com o corpo e a mente”, ressalta.

“Tivemos atividades que incluíram momentos de estética; estivemos na ciclovia da Blumenau para orientações e realizamos dois dias com horários alternativos para coleta de exames”, frisa. “O primeiro foi em um sábado, no dia 8 de outubro e novamente ontem à noite; nos dois momentos a meta foi alcançar o maior número de mulheres para falar sobre saúde feminina”, destaca.

O gestor da pasta da Semsas, Sílvio Stolfo, frisa a importância do cuidado. “É um cuidado que deve ser mantido o ano todo e além das unidades de saúde, nós temos aqui a presença constante da unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos que tem realizado mensalmente mais de 200 exames de mamografia e também coleta de preventivos”, explica. “Além disso, diariamente nossas unidades estão abertas e realizam a coleta do preventivo e repassam orientações”, completa.