Saúde

Sorriso realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio

Mais de 100 pacientes de Sorriso devem passar pelo procedimento nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou mais um mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio. Nessa ocasião, serão atendidas cerca de 100 pessoas de Sorriso, das quais, a maioria já realizou o procedimento em um dos olhos, e deve realizar no outro, no decorrer desta semana.

As cirurgias foram contratadas junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires, o que significa, que moradores dos municípios vizinhos também estão realizando esse procedimento em Sorriso.

Durante entrevista, o Secretário de Saúde Sorriso Luís Fábio Marchioro comentou “nós estamos felizes por estarmos atendendo centenas de pacientes da região toda por meio do Consórcio de Saúde Teles Pires. E mais feliz ainda, por Sorriso já estar alcançando a meta de 600 cirurgias de Catarata e Pterígio feitas, é um trabalho unido e muito importante, que vem oferecendo saúde de qualidade para quem mais precisa, que é o paciente do SUS”.

Na ocasião o Prefeito Ari Lafin ressaltou, “eu quero agradecer e parabenizar mais uma vez a equipe da Secretaria de Saúde que está devolvendo a visão para muitas pessoas, a maioria com idade mais avançada, acima de 50 anos que estão recebendo novamente a oportunidade de enxergar a sua família, de poder ver as coisas simples da vida e poder comemorar a visão e isso não tem preço”.

Atualmente Sorriso não possui fila para realização de cirurgia nos olhos. Assim que o médico identifica a necessidade o paciente procura o PSF para dar entrada na documentação, e faz o procedimento respeitando a ordem cronológica dos pedidos. Somente nos anos de 2023 e 2024 foram realizadas cerca de 849 cirurgias de Catarata e Pterígio em pacientes de Sorriso, sendo 312 cirurgias de Pterígio e 537 de Catarata, sendo assim com esse mutirão passaremos de 900 cirurgias realizadas em pacientes de Sorriso.

O mutirão teve início na última terça-feira dia 20 de fevereiro, e deve seguir até o final de semana.

DA ASSESSORIA