Geral

Sorriso: prefeitura fará contratação de serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua

O poder público em Sorriso fará procedimento licitatório, dia 28, com foco na contratação de serviços de acolhimento em casa de passagem, visando o encaminhamento de moradores em vulnerabilidade social devido à vivência nas ruas e identificados através de equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). O orçamento avaliado para a execução das atividades, que serão prestadas pelo período inicial de 12 meses, é de R$ 696 mil.

É explicado no edital, que os usuários visados são, “segundo as normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), público prioritário nos serviços da assistência social e o município de Sorriso, devido ao seu potencial econômico, atrai pessoas de diferentes regiões do Brasil, as quais muitas vezes não possuem a mão de obra qualificada que o mercado de trabalho necessita. Sem condições financeiras para retornarem, permanecem nos espaços públicos de Sorriso”.

Atualmente, a gestão não dispõe de unidade própria no município. “Para desenvolver um trabalho digno a essas pessoas, a SEMAS necessita de um local para a permanência temporária destes, para que a equipe responsável pelo serviço de abordagem possa realizar os procedimentos necessários para o atendimento a essa demanda”, conforme o certame. A unidade deverá atuar durante o período de 24 horas, em localidade no perímetro urbano.

Ele deverá dispor de área de atendimento, convivência, dormitório, cantina e banheiros para suprir às demandas, com cuidadores para auxiliar nas atividades de vida diária, além de time multidisciplinar composto por psicólogos e assistentes sociais nos acompanhamentos seguintes. A unidade ainda contará com equipamentos especiais em auxílio a idosos ou usuários com necessidades especiais como cadeiras de roda, andador, muletas e cadeira de banho.

A unidade ainda contará com veículo para realização de atividades externas como o encaminhamento de acolhidos para acompanhamento médico.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)