Geral

Sorriso participa de Encontro Nacional de Segurança Pública

Trocar informações, conhecer a realidade de outros municípios brasileiros, ampliar conhecimentos e pensar a segurança pública, ainda que local, de maneira integrada. O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) de Sorriso, José Carlos Moura, foi um dos 150 participantes do 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança e Gestores da Área.

O evento, promovido na semana passada, do dia 23 a 25 de novembro, em Angra dos Reis (RJ), também resultou em uma carta encaminhada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em que os representantes municipais solicitam aporte aos municípios para a manutenção do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em 2018 por meio da Lei Nº 13.675. A exemplo, do SUS, o Sistema Único de Saúde, o Susp tem por objetivo integrar órgãos de segurança e inteligência, padronizando informações, estatísticas e procedimentos.

“Ficou muito evidente durante o encontro o quanto os órgãos de segurança pública municipais, como a Guarda Municipal, por exemplo, têm uma identificação maior com a comunidade, facilitando as ações de prevenção e combate à criminalidade, assim como reforçar o trabalho de resolução de conflitos”, destacou Moura, que agora integra o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.

Se de um lado, o caráter humano, a identificação de cada morador com os profissionais que fazem a segurança, é determinante para que as políticas de segurança pública tenham sucesso, por outro, a utilização da tecnologia é igualmente necessária. “Pudemos acompanhar a explanação do cases de sucesso que mostram o quanto a utilização de inteligência remota pode mudar para melhor o cenário de segurança pública”. Outro ponto de destaque foi a palestra sobre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o que detalhou o funcionamento do órgão e sua função estratégica na formulação, assim como implantação, de políticas públicas voltadas ao setor.

Além de Moura, quem também representou Mato Grosso no encontro foi o secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Alessandro Ferreira da Silva. Durante a o encontro, foram realizadas palestras, debates e apresentações de projetos de sucesso, assim como polo de negócios que contou com apresentações culturais e workshop de instituições de segurança, participação de empresas da área, equipamentos e tecnologias.


Autor: Assessoria de Imprensa