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Sorriso: mais de 30% dos pacientes que agendam atendimento na rede pública acabam faltando

Serviço de Atendimento Especializado (SAE) constatou, apenas nesta sexta-feira, que 12 dos 35 pacientes agendados para consultas de planejamento familiar; ação necessária para o encaminhamento das cirurgias de vasectomia e laqueadura. O número de faltantes chega ultrapassa os 34% de agendados.

O processo todo inicia no PSF com a consulta inicial e segue para o SAE para orientações com diversos profissionais, entre enfermeiro, psicólogo e assistente social. Após isso, o processo segue para atendimento com equipe médica. Contudo, destaca o coordenador de Atenção Secundária, Matheus Leandro Freiria, a consulta com a equipe do SAE é imprescindível.

“É justamente no SAE que a família recebe orientações necessárias para tomar a decisão final e estamos registrando um alto índice de faltas”, frisa. Matheus alerta que além de passar para o fim da fila e se autoprejudicar no atendimento, o paciente faltante impacta negativamente todo o andamento. “Ele confirma presença, mas não vai e não avisa e dessa forma o horário que poderia ter sido repassado para outra pessoa não é preenchido; a fila não anda”, reforça.

Matheus alerta que comparecer à consulta no SAE não implica em dizer “sim” ao procedimento. “Estamos falando de um método contraceptivo através de uma intervenção cirúrgica de esterilização, algo que necessita de uma decisão bem pensada e consciente do paciente e esse suporte é ofertado justamente nas consultas ao que os pacientes estão faltando”, diz. “Na prática é um procedimento rápido e simples, mas precisa ser bem pensado e esclarecido porque é definitivo, então se for tiver agendamento com a equipe de planejamento familiar, por favor, não falte”, concluiu, através da assessoria.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)