Geral

Sorriso: Lago do Rota passa por limpeza para retirada de aguapés

Foi concluída nesta semana a limpeza do lago do Parque Municipal Rota do Sol Adelino José João Valdameri. Depois de um intenso trabalho, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) conseguiram retirar os aguapés que acabaram infestando o espelho d´água localizado na Zona Sul de Sorriso.

Nesta sexta-feira (23 de junho), o vice-prefeito Gerson Bicego destacou a importância do trabalho de limpeza do lago. “É uma planta que naturalmente nos encanta por sua beleza, no entanto, a rápida multiplicação pode trazer sérios problemas”, destaca o gestor, ressaltando que para a limpeza foi necessário utilizar, além do barco, uma retroescavadeira para concluir a retirada  da vegetação.

De acordo com o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes,  o aguapé sozinho não apresenta problemas, mas quando ele se multiplica, pode fazer ilhas, com entrelaçamento das raízes no fundo das águas, que, pode atrapalhar até mesmo a navegação e o apodrecimento das plantas também consome um volume excessivo de oxigênio, colocando em risco a vida de peixes. 

“O lago está agora devidamente limpo, garantindo assim um ambiente saudável e agradável para o lazer de nossas famílias”, reiterou Gerson.