Geral

Sorriso já celebra a realidade do LED na iluminação pública

“Sorriso já é uma cidade linda, e agora, à noite, toda iluminada, deve estar mais linda ainda”. A afirmação é do governador Mauro Mendes, ao dar um feedback à equipe da Prefeitura de Sorriso pela finalização do processo de modernização do parque de iluminação pública por meio do MT Iluminado.

“O LED melhora a qualidade da iluminação, traz mais segurança, melhora até a autoestima da gente ”, reforçou o gestor estadual, engenheiro eletricista por formação. Por meio da parceria Estado + Município, o MT Iluminado prevê um “up” na iluminação pública, universalizando a utilização de luminárias de LED e colocando no passado as antigas lâmpadas de vapores metálicos.

O trabalho de tirar as antiguinhas de sódio ou mercúrio e instalar as luminárias LED foi feito pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio de duas empresas contratadas para a execução deste serviço. Agora, a equipe segue fazendo um “pente-fino” para deixar todos os postes com LED brilhando à noite. Em média, cerca de 120 luminárias são trocadas por dia.

A modernização da iluminação pública sorrisense começou ainda em 2020, quando a Prefeitura, com recursos próprios, acendeu o interruptor do “Sorriso Iluminado”. No fim do ano passado, começaram a chegar a Sorriso as luminárias enviadas pelo Governo do Estado, via programa MT Iluminado.

Com o aporte estadual, também está sendo possível melhorar a iluminação em pontos que já contavam com LED, como a travessia urbana da BR-163. As antigas LED de 150 watts estão dando lugar a outras de 180 watts. Ao todo, Sorriso conta com mais de 22 mil pontos de iluminação pública em ruas, praças e outros locais públicos, somando-se aí também os distritos.

“Essa parceria efetuada com o Governo do Estado nos permitiu avançar muito na modernização do nosso parque de iluminação pública, o que resulta em ganhos para toda a sociedade, que passa a desfrutar de locais mais iluminados, e, consequentemente, mais bonitos e seguros”, comenta o titular da Semosp, Milton Geller.

“O MT Iluminado veio somar ao trabalho que já estávamos fazendo e é muito bom quando podemos unir nossos esforços para conseguir reverter ao cidadão o que ele merece, transformando impostos em mais qualidade de vida e bem-estar”, destaca o prefeito Ari Lafin, reiterando a importância da economia gerada pela tecnologia. “Não podemos olhar somente para a economia de recursos, mas quando se fala em redução do consumo de energia, se fala, diretamente, em preservação de nossos recursos naturais e, consequentemente, em sustentabilidade”.  

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Cleiton Isidoro e Ney Pinheiro