Geral

Sorriso instala 12 pluviômetros para monitoramento das chuvas

Nove pluviômetros manuais foram instalados na capital nacional da soja para monitorar a quantidade de chuvas. O primeiro é  na base da coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na Praça das Fontes; Os demais serão na secretaria de Transporte, nos bairros Jardim dos Ipês, Santa Clara, São José, Residencial Pinheiros 3, Chácaras Verdes Campos, Vila Bela e Mário Raiter.

A iniciativa busca acompanhar com precisão quantos milímetros chove e proporcionará monitoramento de áreas de risco no município. Na quinta e sexta-feiras, por exemplo, no bairro Pinheiros 3, foram 120 milímetros de precipitação d’água.

O gerente operacional da Defesa Divil, Adalberto Lopez Machado, explica que a intenção é criar um histórico de dados, levantando quais os locais com maior incidência de água durante os meses chuvosos, até mesmo para emissão de alerta de volume d’água. “Na quinta e na sexta já foi possível observar que há pontos com um grande volume, como o Pinheiros e o São José e outros com menor incidência como o próprio ponto da Compdec que registrou 15 mm na quinta e 5 mm na sexta; números bem diferentes da região do Pinheiros”, disse, através da assessoria.

Com o relatório será possível o estudo e a realização de atos de prevenção para os locais com maior incidência.

Só Notícias (foto: assessoria)