Geral

Sorriso inicia vacinação de crianças com comorbidades e deficiência nesta terça

A ordem de vacinação pediátrica contra a Covid-19 estabelecida pelo Ministério de Saúde inicia com a imunização do grupo prioritário de crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e deficiência permanente. Sorriso começará a vacinação deste público-alvo a partir de amanhã (18), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Nesta tarde, o município receberá 610 doses, o que equivale à 5% do total estimado para o município, que é de 10.299 crianças de 5 a 11 anos. Conforme o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, os pais ou responsáveis devem levar o Cartão Nacional de Saúde e o CPF. “Os que não têm devem ir aos Correios para retirada do documento. “Precisamos deste documento antes de que seja buscada a vacinação porque senão esse dado não sobe para o sistema”, explicou.

Para crianças com comorbidades é necessário levar o laudo de comprovação do quadro, enquanto que dos menores com deficiência permanente é dispensada apresentação de documentação médica.

Após a vacinação, as crianças ficarão em observação por 20 minutos. No AME, que fica em frente à Escola Ivete, um espaço específico para atendimento dos pequenos foi preparado.

A partir de quinta-feira (20), a Prefeitura dará início ao agendamento de vacinação das crianças de 11 anos, cujo link estará disponível no site da Prefeitura. “A imunização será por ordem decrescente. Ao todo, está previsto o recebimento de 10.299 doses. Esse quantitativo deverá ser recebido até o final porque é o nosso público-alvo”, explicou Devanil.

Por enquanto, a única vacina disponível contra a covid-19 para crianças é a Pfizer-BioNTech, cujo imunizante, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), quando administrado no esquema de duas doses é seguro e eficaz na prevenção da covid-19 sintomática, na prevenção das forma grave e potencialmente fatal da doença.