PODER EXECUTIVO

Sorriso inicia nesta terça a campanha de imunização contra a gripe

A partir de Hoje, 26 de março, Sorriso dará início à campanha de imunização contra a Influenza, a popular “gripe”. Diferente dos anos anteriores, qualquer pessoa que integre os grupos prioritários (confira abaixo), já pode procurar uma unidade de saúde para aplicação da picadinha. A imunização deve seguir até 31 de maio, segundo orientação do Ministério da Saúde. Até o momento o Município recebeu 5,4 mil doses que equivalem a 19,68% do total geral, estipulado em 27.428, mesmo número de sorrisenses que esperasse imunizar.

Além de ofertar as doses em todas as salas de vacina dos Programas de Saúde da Família (PSFs), vale lembrar que a sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. 

Confira para quem as doses já estão disponíveis:

- Pessoas de 60 anos ou mais

- Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área)

 - Crianças (6 meses a 5 anos)

- Gestantes

- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

- Povos indígenas

- Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação)

- Pessoas com comorbidades

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

- Trabalhadores portuários

- Forças de segurança e salvamento

- Forças armadas

- Funcionários do sistema de privação de liberdade

A vacina

A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada em dose única. Já crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a Influenza (gripe) pode ser aplicada junto a outros imunizantes, inclusive o da covid-19.

Em 2016, Brasil recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico; tanto em 2016 quanto 2017 não houve registros da enfermidade. Em 2018, o país voltou a contabilizar casos; foram 9.325 confirmações. E entre 2019 a 2021 foram 30.17 registros.

Já em 2023, de 1.º de janeiro a 18 de dezembro, o Ministério da Saúde, recebeu a confirmação de 67.771 casos com resultado laboratorial positivo para algum tipo de vírus respiratório. Do total geral de casos positivos para síndromes respiratórias, 7,1% foram de Influenza A, 3,6% de Influenza B; 32,9% vírus sincicial respiratório (VSR), e 34,8% SARS-CoV-2 (COVID-19).

O relatório do MS em relação ao período – 01/01 a 18/12 de 2023 – também aponta 5.629 óbitos analisados com resultados positivos para algum tipo de vírus respiratório. Dentre os positivos, 8,8% foram de Influenza A; 4,5% Influenza B; 6,7% vírus sincicial respiratório (VSR), e 73,2% SARS-CoV-2 (COVID-19).

Serviço:

Vacina contra a gripe 1ª etapa:

De 26 de março a 31 de maio, disponível em todas as salas de vacina. A Sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central atende das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

Levar CPF e cartão de vacinas; para quem não tiver cartão, o documento é confeccionado na hora.

Tags

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Divulgação Ministério da Saúde