Saúde

Sorriso: grupo de tabagismo auxilia fumantes que desejam abandonar o hábito

Foto: Portal Sorriso

Trinta e dois anos fumando 40 cigarros por dia (duas carteiras). Essa era a realidade do servidor público Gilson  Antônio  De Bona que começou a “pitar” aos 15 anos de idade e seguiu, despreocupadamente, entre uma “nuvem de fumaça” até os 47 anos. Tudo isso mudou há cerca de três anos, quando De Bona esbarrou em uma nova situação: como servidor da Secretaria de Saúde e Saneamento, diariamente precisa atender familiares e pacientes que realizavam solicitações por tubos de oxigênio. “Teve um dia em que sentei na minha cadeira e pensei: ‘ o que estou fazendo comigo?’” Esse foi o start para De Bona tomar a decisão que mudou todo o tempero da vida. “Naquele momento, decidi parar de fumar”, relata.

Com a decisão já formulada, De Bona entrou para um dos grupos de tabagismo desenvolvidos por uma equipe multiprofissional da pasta em que trabalhava. Quatro anos depois, De Bona reflete sobre o que mudou. “A aparência da pele, cor dos dentes, o cheiro das mãos, da roupa, do cabelo, o gosto dos alimentos, tudo tem um novo sabor”, frisa. “Além do que esse é um ato de respeito também por quem convive com você, sua família, por exemplo”, conta.

O grupo frequentado por De Bona continua ativo. O que mudou foram as formas de encontros. Antes com encontros presenciais; hoje, diante da pandemia, o Grupo de Tabagismo passou a realizar atendimentos individualizados para auxiliar quem também busca uma vida com novos cheiros e sabores.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima, Luciana Bussolaro, destaca que quem é fumante e deseja construir uma nova história, sem o cigarro, só precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. O paciente passa pela consulta clínica e a partir disso recebe o encaminhamento para a pneumologista que dá início ao atendimento individualizado e o seguimento.

Quando a profissional (pneumologista) considera necessário, também são disponibilizados medicamentos orais e adesivos que auxiliam no controle da ansiedade, estes, com a receita prescrita pela pneumologista podem ser retirados nas Farmácias Cidadãs. De janeiro de 2021 até o fim de abril, 18 pessoas já buscaram atendimento.

“Esse atendimento é constante, então se você quer parar de fumar, procure ainda hoje a UBS mais perto de sua casa e manifeste esse desejo”, pontua Luciana. Desde a implantação do programa em Sorriso, há mais de dez anos, a equipe já perdeu a conta de quantas pessoas auxiliou. “É gratificante você poder auxiliar alguém a viver um novo dia, uma nova vida”, ressalta.

E para quem deseja parar de fumar, De Bona, no alto de sua experiência de mais de 30 anos de fumante ativo, dá um último recado.  “O apoio da equipe do grupo te estimula; ver outras pessoas buscando o mesmo te estimula; ter o auxílio da medicação também é fundamental, mas essa decisão tem que partir de você”, aponta ele completa dizendo que “é  necessário assumir um compromisso com essa proposta e com as suas metas. Haverão momentos difíceis, em que você sentirá muita vontade de “pitar”. Mas exercite seu autocontrole, não espere que os medicamentos ou outras pessoas façam isso por você, mergulhe com tudo na sua busca. O resultado é muito recompensador, isso eu garanto com todo conhecimento de causa”, finaliza.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom