Geral

Sorriso: Enfermeiros do Município participam de capacitação em eletrocardiograma

Nove enfermeiros do Município realizaram na última quarta-feira, 20 de setembro, capacitação em eletrocardiograma (ECG). A formação foi ministrada pelos técnicos da equipe de campo do Núcleo de Telessaúde e Saúde Digital da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Valdelírio Venites e Naegeli Teodoro Brumati.  Agora, os profissionais capacitados atuarão no próprio Município como multiplicadores para os demais profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde.

O eletrocardiograma (ECG) é um método de investigação do aparelho cardiovascular de grande utilidade clínica na detecção e no manejo das doenças cardiovasculares. O Serviço de Telediagnóstico disponibiliza laudos de eletrocardiograma online, agilizando assim, o diagnóstico e o tratamento do usuário.

Em Mato Grosso, existem 91 municípios com esse sistema em funcionamento. Sorriso oferta o serviço de telediagnóstico – Tele ECG desde julho de 2017, em três unidades de saúde, nos distritos de Primavera e Boa Esperança e no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). Sorriso já realizou 23,5 mil exames de eletrocardiogramas colocando-o no rank de município que mais realizou ECG pelo Sistema de Telessaúde e Saúde Digital. 

De acordo com o gestor da pasta de Saúde e Saneamento (Semsas), Luis Fábio Marchioro, o serviço trouxe vários benefícios à população, principalmente por facilitar o acesso, com laudos rápidos de cardiologistas renomados, razões estas que levaram a expandir  a oferta para mais oito unidades de atenção primária. O planejamento prevê a expansão para mais 16 unidades. O exame será interligado à oferta nacional de telediagnóstico oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Dentre as principais doenças crônicas, em Sorriso, as do aparelho circulatório aparecem nos últimos anos entre as principais causas de óbitos, a implantação desse exame na unidade da atenção primária é de suma importância na prevenção.

Valdelírio Venites, facilitador do processo e responsável pela implantação do tele  ECG Mato Grosso enfatiza que os laudos são realizados por uma equipe de cardiologistas, que além do laudo, disponibilizam acesso direto aos médicos das unidades de saúde para discussão dos casos clínicos com alteração, garantindo suporte para o profissional  da unidade sempre que necessário.

Os recursos para aquisição dos aparelhos de ECG provem de uma emenda impositiva do vereador Maurício Gomes.

DA ASSESSORIA