Agronegócios

Sorriso: discutidas medidas preventivas para facilitar o Arranca Safra

Foto: Portal Sorriso

Evitar a proliferação da Covid-19 durante a operação Arranca Safra 2021 é uma das metas da Administração Municipal e do Sindicato Rural. Pensando nisso, formas de evitar o contágio e aglomerações durante o período foram debatidas na manhã de ontem (11), em uma reunião com a presença do prefeito Ari Lafin, do presidente do Sindicato, Silvano Felipetto e dos secretários Luís Fábio Marchioro (Saúde e Saneamento), Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente), Hilton Polesello (Governo) e Lúcia Drechsler (Educação e Cultura).

Conforme Felipetto, a operação Arranca Safra 2021 já iniciou no município e será intensificada nos próximos dias quando muitos trabalhadores de fora, principalmente transportadores são aguardados para puxar a produção até armazéns e demais destinos. “O Sindicato está constantemente repassando informações aos produtores e intensificando o fato de que qualquer pessoa que se sentir mal deve ser encaminhada para atendimento no Hospital de Campanha (HC) nos primeiros sintomas”, frisa o presidente.

Para o prefeito, essa orientação é fundamental. “Nós temos medicamentos, equipamentos e profissionais prontos para atender 24 horas por dia”, diz Ari. Segundo o prefeito, o município está preparado para atender a demanda durante a safra. “Mas é essencial que todos sigam as medidas preventivas como a lavagem frequente das mãos, o uso da máscara, do álcool 70%, dentre outras para que evitemos a proliferação da Covid durante a operação Arranca Safra deste ano”, salienta.

A intenção, de acordo com o prefeito, é elaborar um plano que possa ser usado como barreira sanitária durante o período. “Juntamente com o Sindicato nós vamos orientar os produtores nesse sentido”, explica. Entre as orientações está o pedido para a disponibilização de testes rápidos no momento das contratações. “Sabemos que é difícil e que tem custos, mas pedimos que quem possa fazer a testagem que o faça. Estamos discutindo formas de apoiar o Sindicato nesse sentido”, acrescenta.

O prefeito destaca que qualquer pessoa que sentir sintoma deve imediatamente procurar o HC para consulta e realização dos testes. “Volto a dizer que temos profissionais e testes à disposição; ofertamos atendimento 24 horas, portanto qualquer cidadão que necessitar de auxílio pode nos procurar. Destaco aos motoristas que estão vindo de fora que podem e devem procurar o HC”, salienta.

A recomendação do prefeito é reiterada pelo secretário Luís Fábio Marchioro. “O atendimento precoce salva vidas”, frisa. Marchioro pontua que desde o início da pandemia todo o atendimento vem sendo monitorado. “Podemos afirmar que o tratamento precoce é muito eficaz”, explica. O secretário detalha que apesar do número de casos ter voltado a aumentar em dezembro e início de janeiro, o número de internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem apresentado queda. “E isso se deve ao fato da população realmente estar nos procurando nos primeiros sintomas, o que possibilita a eficácia do tratamento. Diante disso, pontuamos a importância da população continuar tomando medidas preventivas e sempre que sentir sintomas, procurar atendimento imediato”, diz.

Segundo o prefeito, garantir que todos tenham acesso à saúde e pensar em maneiras de diminuir a curva de contágio é uma das preocupações diárias do administrativo. “E para isso as parcerias com o comércio, terceiro setor e sindicatos são essenciais”, lembra. “Como neste momento em que iremos criar um protocolo de trabalho junto com o Sindicato Rural”, salienta. Para dar continuidade ao plano de trabalho, ainda nesta semana o prefeito e o presidente do Sindicato devem participar de uma reunião com representantes das cooperativas locais para discutir orientações sob o comando técnico da equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom