Geral

Sorriso destinará verba emergencial para implantação de canal pluvial na MT-242

A prefeitura definiu a aquisição de materiais visando a continuidade das obras emergenciais que compreendem a construção de canal pluvial com 405 metros, às margens da rodovia estadual (MT-242), sentido ao município de Nova Ubiratã (90 quilômetros de Sinop). Serão investidos R$ 325 mil em recursos próprios e a dispensa de licitação foi realizada na semana passada, conforme o edital.

Os trabalhos de drenagem na área afetada por grandes erosões foram iniciados no ano passado. O trecho assumido pela prefeitura (em condições mais críticas) representa 20% de toda a área a ser abrangida pelas atividades (quase 2,7 mil metros da obra total), enquanto restante está sob responsabilidade de empresa especializada em serviços de engenharia. Não há data de término prevista.

Em relatório apresentado no certame, o processo erosivo na localidade atendida pela equipe da gestão é descrito como voçoroca, possuindo “aproximadamente 15 metros de profundidade”, “a erosão já atingiu o nível da água, resultando em fluxo constante”, “os materiais sólidos (solo, vegetação e blocos) desprendidos pela ação erosiva, são carregados para o rio Lira pelo fluxo de água mínimo”.

Essa situação acarreta assoreamento do curso hídrico, segundo avaliação do mesmo levantamento. Uma força tarefa já atua na área com intuito de preservar a vegetação, rio Lira, morados e transeuntes que utilizam o acesso viário e a rede de alta tensão. Caminhões basculante também foram enviados para transportar pedra e terra, além de máquinas como trator esteira, escavadeira e moto niveladora que espalharam o material no ponto mais crítico.

São atendidos pelo canal os bairros Mário Raiter, JK e Nova Prata, gerando assim grande volume de água e formando a erosão. Em março, a vossoroca deixou o poder público em alerta, atingindo o limite entre o acostamento e a rodovia estadual.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)