Geral

Sorriso debate formas de prevenção à violência contra a pessoa idosa

Com a frase: ‘O respeito não envelhece’, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) celebra a data de 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data visa criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

Para trabalhar a temática este ano, a Semas promoverá rodas de conversa com as famílias nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conduzidas por profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (Creas), a psicóloga Andrea Jascowski e a assistente social, Marcia Milesi. Abordando prevenção e conscientização sobre a temática, as atividades acontecerão nas seguintes datas: dia 13 de junho, no CRAS São José; dia 14 no CRAS Praça CEU; e dia 21 no CRAS São Domingos, sempre às 19 horas.

E no dia 15, uma palestra trabalhará com os idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), o que é e as diferentes formas de violência, com orientações quanto a maus-tratos físicos e psicológicos, abandono, exploração financeira, entre outros tipos de violência praticada contra idosos. O evento será às 14h.  

“O debate sobre a prevenção e a conscientização contra as violações dos direitos dos idosos deve ser constante, visando garanti-los o direito a uma velhice segura e saudável”, diz a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, alertando para a importância da denúncia, que pode ser feita ao Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, 190 e na Secretaria de Assistência Social. “Quando uma denúncia é feita, o Creas faz o atendimento. Uma vez identificada a violação, a equipe tenta fazer a regulação do direito e, se isso não for possível, é encaminhada para o órgão competente para que as devidas medidas sejam tomadas”, explica.

Em Sorriso, o atendimento à pessoa idosa é feito no Creas por profissionais especializados, que oferecem apoio e orientação a indivíduos e famílias vítimas de todo tipo de violência. Além desse amparo, os idosos contam com toda uma rede social de suporte físico e emocional e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado semanalmente nos Cras e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), onde também são promovidas atividades físicas e momentos de lazer e descontração.